02/12/2009

Taubaté

Boa noite meus amigos, antes de mais nada tenho que me desculpar pela ausência (mais uma vez!);
Recebi de minha tia-avó Sônia, já faz algum tempo, algumas fotos antigas da minha cidade, minha terra natal, e decidi postar para que conheçam o cenário principal de grande parte da minha história, assim como de muitos personagens desse baú do passado!
Para quem não conhece, Taubaté se localiza no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e fica a 123km da capital.
Embora minha afeição pelo lugar não seja muito, digamos... considerável, existem alguns pontos da cidade que me lembram certos momentos de minha vida e confesso que fiquei emocionada ao ver as fotos e imaginar que por aquele mesmo chão já passaram tantas histórias, tantos romances, tanto sofrimento...
Não sei todas as datas ao certo, mas acho que isso pouco importa diante da expressividade dessas praças e capelas, que estarão sempre bem guardadas em minha memória.

Catedral

Local onde iniciou-se parte importante de minha história. No ano de 1961 trocavam alianças na Catedral de São Francisco das Chagas meus avós Fausto e Myrian. Muitos anos depois, sua filha (e minha tia) Marianne também entrava vestida de noiva nessa mesma igreja. Do lado direito da foto é onde hoje se encontra o Teatro Metrópole...



Praça Dom Epaminondas

Nessa mesma praça, na foto abaixo, encontra-se a vista lateral esquerda da Catedral



... e abaixo uma foto mais antiga, onde podemos observar a praça ainda mais deserta...



Abaixo a vista lateral direita onde, se acompanharmos a foto em direção das nuvens (sempre reto) teremos hoje o Mercado Municipal...



ps.: Fico devendo uma foto de minha infância nessa praça correndo atrás dos pombos que tenho guardada em algum lugar! hahaha

Estação

A estação, hoje abandonada, lugar em que diversas vezes minha avó e suas irmãs tomaram trens para as tão esperadas férias nas casas de parentes e amigas.
Essa ponte em primeiro plano pertence a uma praça, que hoje foi totalmente restaurada, e é onde se localiza a Biblioteca Municipal e, na minha opinião, exibe todo ano uma das mais belas decorações de natal da cidade!



Praça Sta. Terezinha

Vista aérea da Praça Santa Terezinha, onde minha avó Myrian morou durante grande parte de sua infância e localizava-se um antigo presídio da cidade.



E por fim...

Convento Sta. Clara




Local onde fiz minha primeira comunhão. Do lado esquerdo da foto, muito próximo ao convento, encontra-se a minha casa, casa onde moro com meus avós desde a meus 2 anos de idade em que presenciei a separação de meus pais, e que meus avós construiram a mais de 40 anos atrás. E do lado direito encontra-se o cemitério onde meus bisavós Luiz e Zina estão enterrados.



Bom, é isso amigos-blogueiros! Espero que tenham gostado desse passeio através do tempo e da história, mas não mais que eu, que trago comigo lembranças desses lugares comuns e inesquecíveis que estarão eternizados na doce Taubaté.

14 comentários:

Chica disse...

Muito lindo ver tuas recordações de família registradas aqui.beijos,tudo de bom,chica

Marcos Pedro disse...

Sempre bom quando vc posta coisas novas... :]

Seu blog é gostoso

Soraia Alves disse...

Nossa... pura história e arte!
Parabéns pela postagem e por valorizar tudo isso.

beijos

Carolina disse...

Hola Malu :)
Quería desearte una feliz Navidad y un próspero Año Nuevo. Que las celebraciones estén llenas de alegría y felicidad en tu casa.
Muchos saludos,
Carolina

Amapola disse...

Adorei as fotos. Nostalgia gostosa...

Um grande abraço.

Amélie™ disse...

Seu blog tem 'cheiro' de bolo de cenoura com o chá das cinco.
Seu blog tem magia e acolhe.
Amei!
Bjs.

Mustafa Şenalp disse...

Çok güzel site. :)

André Cabral disse...

Olá Malu, meu nome é André, moro em Taubaté e estudei com sua tia Marianne (a muitos anos no colégio)... estou produzindo livros sobre as cidades do Vale com fotos antigas e encontrei seu blog... adorei, Parabéns! Se for possível e do seu interesse, por favor, entre em contato para conversarmos sobre as fotos que você e sua família possuem.
Abraço (andrecavas@ig.com.br)

André Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius A. Amaral disse...

Malu, eu faço História e pesquiso a história de Taubaté. Pelo que vi sua família morou muito tempo perto do Convento Santa Clara e gostava de pegar os trens na estação, será que vc depois poderia nos dar depoimentos deles sobre como eram esses dois lugares antes dos anos 70?

Sueli (São Paulo-capital) disse...

E u já gostava muito de Taubaté, tenho uma irmão que mora aí. Estou fazendo um trabalho de pós-graduação e escolhi a cidade de Taubaté para realizar um trabalho. Estas fotos é tudo de bom. São maravilhosas. Parabéns a você e à todos os cidadãos de taubaté e parabéns pelas fotos da vovò. Me apaixonei.

Anônimo disse...

É lindo tudo que vi, mas fiquei emocionada de ver tanto sorriso de felicidade esse foi o tesouro mais precioso de sua vida.

Anônimo disse...

É lindo tudo que vi, mas fiquei emocionada de ver tanto sorriso de felicidade esse foi o tesouro mais precioso de sua vida.

Celso Luiz Rezende disse...

Parabéns pelo Blogg, resumiu história de sua família com o que você mais gosta... a sua linda cidade Taubaté que é cheio de histórias maravilhosas como a sua...