20/05/2012

Cora Emília

Não sei se a história de hoje é um fato ou se pode ser classificada como uma simples "lembrança". Eu diria que é muito mais, é uma prova de que, quando o sentimento é verdadeiro, ele perdura anos a fio. Mesmo que algo seja concretizado durante nossa fase mais efêmera e leviano, se esse "algo" vem do coração, pode mesmo durar para sempre.

Minha avó Myrian tinha uma amiguinha em sua terra natal, a cidade de Três Corações, no interior de Minas Gerais. A menininha se chamava Cora Emília e ambas tinham por volta de seus 7 ou 8 anos de idade quando minha avó foi embora de Minas. Não se sabe ao certo o sobrenome de Cora, levianamente, minha avó supõe que seja "Almeida" ou "de Almeida". É perfeitamente aceitável que não se lembre, qualquer um de nós se esqueceria até do fato, talvez. Por isso será impossível localizá-la ou qualquer membro de sua família para contar essa história bonitinha. Minha avó afirma até que existe uma foto das duas pequeninas gargalhando no canteiro da casa de uma delas. Mas revirei as latas de fotos antigas que temos e não achei nada...

Era a última noite de minha avó em Três Corações e, como de praxe, as duas brincaram na rua a tarde inteira. À noite, estavam na praça central da cidade perto de suas respectivas casas quando o pai de minha avó chamou-a para entrar. Era tarde e viajariam logo cedo na manhã seguinte. As duas crianças, conscientes de que nunca mais se veriam, fizeram um trato. Naquele momento tocava nos alto-falantes da praça a música "Frenesi" (Linda Ronstadt); e as duas combinaram de que, daquele momento até o fim de suas vidas, quando ouvissem a tal canção, se lembrariam uma da outra.

Independentemente da letra ou da amizade que acabou ali e talvez Cora nem guarde em suas melhores lembranças, minha avó até hoje, com 73 anos de vida, cada vez que escuta a canção ainda se lembra da amiguinha que deixou em Três Corações.

A canção relacionada à tal fato pode ser ouvida na lista de músicas do blog, lá embaixo, no final da página. "Frenesi" é a canção 14.

Nenhum comentário: